Páginas

domingo, 25 de março de 2012

1

PROUCA: Projeto de Aprendizagem

Nesta quarta-feira, dia 21/03 o NTE representado pela formadora Eliane Soares reiniciou as formações do projeto UCA na Escola Estadual Miguel Gustavo - Sapucaia do Sul. Após assitirem o video e

Na última quarta-feira, dia 21 de março de 2012, nossos professores tiveram o primeiro encontro presencial da formação do Programa Um Computador por Aluno, mediado pela multiplicadora Eliane Soares do NTE Canoas.


Neste encontro, foi refletido sobre o processo de formação que vem ocorrendo desde 2010, apontando mudanças na escola, no processo de aprendizagem dos alunos e no papel do professor frente ao uso do laptop como recurso em sala de aula, professores iniciaram a exploração do novo sistema operacional dos laptops, o UBUNTU. Enquanto exploravam, pensavam sobre as possibilidades de uso com os alunos para enriquecer o processo de construção de conhecimentos na sala de aula. A aceitação deste novo SO foi geral, tanto dos professores como dos alunos. A professora Miriam filmou o encontro já explorando a webcam do laptop.

Neste encontro relembramos a utilização da Wiki (http://pbworks.com/), para proseguirmos nossos trabalhos e o enriquecimento da nossa prática em sala de aula.
Ficou combinado para nosso próximo encontro, no mês de abril:

1- Elaboração do plano de aula envolvendo o recurso escolhido no encontro.
2- Colocar em prática com os alunos, registrar todo o momento de aula, com fotos, vídeos, textos, etc.
3- Publicar em seu blog
4- Organizar uma apresentação de slides para apresentar o resultado no nosso próximo encontro.
5- Pesqusiar sobre a questão de investigação e elaborar seu relatório de pesquisa e publicar na sua página da Wiki da Escola e também organizar a apresentação deste relatório.

Este foi mais um momento para nos apropriarmos dos inacabáveis recursos tecnológicos que temos no dia-a-dia da nossa Escola.
Vejam algumas imagens:




Fotos: Eliane Soares (21mar.2012)

Um comentário:

Prof. Cledir Rocha Pereira disse...

Sempre é bom ir adiante de tudo que já aprendemos nestes anos ... Sucesso para todos nós neste novo ano com o PROUCA!