Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

0

Confraternização de Inverno dos Professores 2013

Para finalizarmos o 1º semestre de 2013, na sexta-feira, dia 19 de julho, os professores da Escola Miguel Gustavo, da Escola Bela Vista e da Escola Antonina Ramires, foram conhecer um mais sobre a Colonização da Região da Costa Sul do Estado. O grupo se dirigiu a Região de Pelotas, onde tivemos um roteiro rico e muito bem mediado por Guias da Região Sul. Nosso roteiro foi o seguinte:
Com saída as 06h da Escola e com destino a Pelotas, a Costa Doce do Estado. No trajeto, tivemos uma parada em Cristal, para visita ao ParqueBento Gonçalves. No seu interior foi construído, em 1976, junto às ruínas da casa original, uma réplica daquela que pertenceu ao General BentoGonçalves da Silva. Nela existe um museu, dividido em dois tipos de acervos: um com réplicas da indumentária farroupilha e outro composto por animais taxidermizados – empalhados. 
Em continuidade, saímos para Pelotas e na chegada visita com guia local a Praia do Laranjal e City tour Histórico pelo centro da cidade. Com Seu belo patrimônio cultural arquitetônico, de forte influência européia, é um dos maiores de estilo Eclético do Brasil. A seguir, saída para a CharqueadaSão João construída em 1810, situada na margem direita do Arroio Pelotas, foi cenário da “Minissérie A Casa das Sete Mulheres”. Apresenta-se em estilo Colonial e ainda tem resquícios do que foi a senzala e um jardim ornado de estátuas do Porto, fontes d'água e figueiras centenárias. Após, visita guiada na Charqueada, faremos um passeio de barco pela Rota das Charqueadas. Ao percorrer as margens do Arroio Pelotas, conhecemos de perto os lugares que marcaram um período de riqueza na região. Para finalizar, conhecemos um pouco do Centro Histórico de Pelotas e após seguimos de volta a nossa cidade.












 
Fotos: Cledir Rocha Pereira (19jul2013)

Nenhum comentário: